Qual é o objectivo dos longboards eléctricos?
Os patinadores hardcore Die-hard hardcore têm dificuldades com as pranchas longas eléctricas. No entanto, existe um grande grupo de skaters que podem beneficiar das vantagens de um skate eléctrico ou de um longboard eléctrico. Afinal, o objectivo do longboard em oposição ao skate é precisamente cobrir longas distâncias com ele e atingir velocidades mais altas.
Especialmente na cidade, as pranchas longas são um meio de transporte perfeito. Podes levá-las contigo no porta-bagagens ou no autocarro ou comboio, e podes facilmente cobrir os últimos metros até ao escritório ou até ao centro da cidade numa longboard. Nem toda a gente gosta de chegar ao escritório toda suada depois de uma rápida viagem. Tal como nas e-bikes, a maior vantagem da condução eléctrica numa longboard é que podes avançar rapidamente enquanto poupas energia.
Mas também beneficias do facto de que podes desfrutar de esculpir muito mais tempo com o longboard eléctrico porque não tens de interromper constantemente o fluxo para empurrar.
Estarei eu ligado a um certo estilo de andar de bicicleta com o longboard eléctrico?
Basicamente podes andar em todos os estilos de equitação com um longboard eléctrico. É possível andar de cruzeiro, dançar, de longa distância e esculpir, e também podes fazer truques com um longboard eléctrico se escolheres a configuração certa. Com Unlimited x Loaded tens um ou dois motores integrados na roda com a qual quase tens uma longboard normal debaixo dos teus pés sem motores externos irritantes ou similares.
Diferentes técnicas para accionamentos de longboard eléctrico
Existem basicamente duas classes de unidades para longboards eléctricos:
- Um motor eléctrico externo que conduz um ou dois rolos através de um cinto dentado
- Um motor integrado no rolo, que acciona directamente o rolo
O motor integrado no rolo não tem peças de desgaste para além do rolamento de esferas e é por isso a variante que se tornou praticamente padrão nos últimos desenvolvimentos. Uma vantagem da solução integrada é que ela é muito discreta e que o teu longboard não é imediatamente identificado como um longboard eléctrico. Além disso, com esta solução tens muitas vezes rodas completamente livres se a bateria se esgotar e tiveres de empurrar normalmente.
A solução com o aro dentado, por outro lado, permite motores mais potentes, para que se possam alcançar velocidades mais altas e a utilização com pneus todo-o-terreno também é possível. Devido à política de aprovação restritiva, no entanto, variantes discretas são muito mais procuradas na Alemanha do que as muito óbvias unidades externas.
Que velocidades podem ser atingidas com o e-longboard?
As primeiras pranchas de baixo custo da China atingiram 25 km/h. Isso não impressionou muito os bons patinadores, porque podiam facilmente atingir 25 km/h empurrando com força. 25 km/h era então válido apenas para pistas rectas, para boas superfícies e para patinadores normalmente pesados. Nas inclinações, a performance destas pranchas cai rapidamente. Os novos sistemas atingem agora até 45 km/h e oferecem assim reserva suficiente para inclinações e cavaleiros mais pesados.
O aumento da performance de Unlimited x Loaded para 45 km/h é conseguido conduzindo activamente dois rolos em vez de um. Com apenas uma roda motriz, as velocidades de 32 km/h (Onewheel) ou 36 km/h (Unlimited Solo/Cruiser) são alcançadas. A velocidade máxima dos skateboards Lacroix não é de todo indicada, mas está acima dos 45 km/h
No entanto, estas velocidades tornam claramente necessário usar sempre um capacete e, se possível, outro equipamento de protecção.
Se estiveres suficientemente doente, também podes montar um sistema com quatro rodas motorizadas em Unlimited X Loaded e reportar-nos o que acontece depois, desde que haja acesso à internet no hospital ;-)
Qual é o alcance de um longboard eléctrico?
Dependendo da bateria utilizada, podes esperar um alcance de até 52 km(Onewheel GT). As longboards atingem até 22 km com duas baterias(Ilimitada Cruiser/UnlimitedRace). Os skateboards grandes Lacroix atingem um alcance de até 50 km. O alcance real depende de vários factores: Peso do ciclista, superfície, desníveis e velocidade e estilo de pilotagem.
Nas descidas, a bateria recarrega-se em todos os modelos que vendemos. Isto é óptimo, mas também significa que alguns modelos (por exemplo, Onewheel) não devem ser montados em descidas com a bateria totalmente carregada. A bateria ficaria então sobrecarregada. O sistema JayKay tem uma roda livre a 100%, por isso podes empurrar a prancha como uma prancha longa normal sem esforço adicional se ficares sem carga.
Se muitas vezes tens de percorrer distâncias maiores, por exemplo para trabalhar, então vale a pena comprar um segundo carregador. Podes usá-lo para recarregar a tua prancha no escritório. Os tempos de carregamento para uma carga completa da bateria são entre 80 minutos (Ilimitado) e 120 minutos (Onewheel GT) com os carregadores normais. Para aqueles que precisam dele mais rapidamente, oferecemos Carregadores Ultra que podem recarregar a bateria completa em 60 minutos.
Um longboard existente pode ser convertido num e-longboard?
Uma conversão é possível sem qualquer problema. Mas por favor nota: Com um drive eléctrico que pode acelerar a tua prancha até 45 km/h, a tua longboard já não é um brinquedo. Se não tiveres uma prancha de marca com boas rodas e eixos, compra pelo menos um bom conjunto de eixos antes de te converteres. Componentes mal fabricados (eixos/rodízios/ rolamentos de esferas) causam muita fricção. A velocidades elevadas, isto cria rapidamente uma temperatura elevada no eixo, o que faz com que os rolos derretam ou com que todo o eixo falhe. A segurança tem prioridade absoluta aqui. Um conjunto de bons eixos custa cerca de 60 euros. Tira as mãos de todas as ofertas mais baratas. Um conjunto de bons rolamentos de esferas custa entre 20 e 30 euros.
Se os teus componentes tiverem a qualidade necessária para a conversão, então a conversão pode ser feita rapidamente. A placa de montagem do Ilimitado X Carregado para a bateria e unidade de controlo é simplesmente fixada entre o eixo e o deck. Trocas então um ou dois rolos pelos rolos com motores integrados e substituis os outros rolos por rolos que correspondam ao rolo do motor.
O kit de conversão do JayKay contém ambos os eixos, pois com este sistema são accionados os quatro rolos.
Uma vez que o diâmetro dos rolos será normalmente ligeiramente maior após a conversão do que antes, tens de te certificar de que a configuração é segura contra mordidas de rodas. Para compensar isto, os nossos conjuntos incluem sempre um conjunto de almofadas de elevação que aumentam a distância entre as rodas e a prancha. No entanto, tens de verificar minuciosamente após a conversão se as mordidas de rodas são impossíveis, caso contrário existe um elevado risco de acidentes.
É legal andar de prancha longa eléctrica na rua?
A Alemanha está a passar um mau bocado com a legalização dos veículos eléctricos. Após o difícil nascimento com as e-scooters, não é de esperar num futuro previsível que os longboards eléctricos ou a Onewheel possam ser conduzidos legalmente nas estradas públicas na Alemanha. No entanto, é demasiado divertido estar na estrada com o longboard eléctrico e especialmente com a Onewheel.
Deves saber que estás a infringir uma série de regulamentos e leis quando conduzes um longboard eléctrico ou a Onewheel em estradas e caminhos públicos. Na melhor das hipóteses, podes garantir que o número de violações permanece o menor possível:
- Comporta-te sempre de forma absolutamente defensiva e não ponhas ninguém em perigo
- Usa sempre um capacete
- Certifica-te de que tens uma carta de condução que te permite conduzir um veículo de duas rodas a velocidades até 45 km/h
- Candidata-te ao seguro com a tua companhia de seguros e mantém a carta de rejeição
O modo Cruise Control no Unlimited x Loaded drive pode ser usado de forma muito discreta, uma vez que a prancha não acelera visivelmente nestes modos. No modo Cruise Control tens de te empurrar a ti próprio e ao tabuleiro e depois simplesmente manter a velocidade. Podes comparar esta função com o princípio do pedlec, que pode ser usado até 25 km/h sem seguro.
Os nossos skateboards JayKay têm as baterias discretamente escondidas nos eixos e a drive senta-se nas quatro rodas. Embora isto torne as pranchas muito potentes, a electrificação é a menos notada. À primeira e também à segunda vista, a prancha não é identificável como um longboard eléctrico. O controlo remoto, que usas no teu dedo como um anel, também é bastante discreto.
Usa as pranchas em propriedade privada, desfruta da diversão e faz campanha para a legalização!

Os acidentes com skates eléctricos são cobertos pela responsabilidade de terceiros?
O Regulamento de Implementação (EU) 2015/386 de 5 de Março de 2015 regula a classificação dos skates de quatro rodas cujo motor eléctrico é controlado por controlo remoto. Sem um sistema de direcção e travagem, a classificação como veículo motorizado está fora de questão. Com uma velocidade até 45 km/h, a classificação como veículo de brincar para crianças também está fora de questão. Como resultado, os longboards eléctricos foram classificados na subposição 9506 99 90 da Nomenclatura Combinada (NC) para "mercadorias para utilização como artigos de divertimento no campo do desporto". Como os longboards eléctricos não são considerados equipamento desportivo, não estão cobertos por um seguro de responsabilidade civil privado. Aí, o limite dos 6 km/h aplica-se geralmente. Por favor consulta a tua companhia de seguros de responsabilidade civil e certifica-te de que andar de prancha eléctrica está explicitamente coberto.
Onde posso andar legalmente com o longboard eléctrico ou com a Onewheel?
Existe todo um leque de possibilidades se decidires que só queres usar o teu longboard eléctrico legalmente. Por exemplo, podes usá-lo nas férias no parque de campismo. Isto é propriedade privada e cabe ao dono estabelecer regras. Também podes usar um skate eléctrico no estrangeiro, por exemplo em viagens pela cidade, se for legal no respectivo país. Quase nenhum país tem leis tão restritivas como a Alemanha. As nossas baterias Unlimited e Mellow são permitidas como bagagem de voo.
Os skate Onewheel e Lacroix também oferecem outros usos legais. Uma vez que as pranchas Onewheel e Lacroix são totalmente todo-o-terreno, podes montá-las na floresta e em estradas de terra ou mesmo na praia.
Como é que os modelos individuais de pranchas longas eléctricas que ofereces são diferentes?
Compilámos todos os dados de desempenho das várias soluções de e-mobilidade para os entusiastas dos desportos de prancha na tabela seguinte:
Porque é que os teus skates eléctricos estão na gama de preços superior?
JayKay é um produto da Alemanha e os Onewheels são desenvolvidos nos EUA. Os componentes dos nossos fabricantes são não produzidos a baixo preço na Ásia. As baterias muito fortes dos aparelhos podem ser extremamente perigosas com aparelhos baratos e os erros na regulação de um skate eléctrico podem levar a acidentes muito graves.
Também queremos contribuir para a protecção do clima com estes produtos, claro, e estamos empenhados em conceitos alternativos de mobilidade, especialmente em áreas urbanas. Seria contraproducente se oferecêssemos electrónica inferior, placas e, acima de tudo, baterias para este fim que representam novamente resíduos perigosos após apenas um curto período de utilização.
Podes testar os diferentes e-skateboards?
Sim, temos o Onewheel GT, o Onewheel Pint X e o Onewheel Pint, bem como os JayKay drives com os correspondentes Loaded Decks (Omakase, Icarus e Tesseract) para tu testares.
Por favor regista-te para um teste com antecedência por e-mail, caso contrário estamos disponíveis de segunda a sexta-feira no local da empresa entre as 8:00 e as 17:00. Podes testar connosco independentemente do tempo, pois temos uma sala à nossa disposição.
Por favor traz um capacete, se possível!
