Rodas de longboard
Para poderes realmente "surfar" pela área com a tua longboard, naturalmente também precisas das rodas certas. Tal como com os decks e eixos, há também algumas coisas a considerar aqui. Claramente, nem todas as rodas são iguais e se queres encontrar o modelo perfeito para ti e para a tua longboard, precisas de saber o que deves ter em atenção. Aqui podes descobrir tudo o que precisas de saber para encontrares a roda ideal para o teu estilo de montar
Eles vêem-me a rolar - as rodas perfeitas para a tua longboard
As rodas do longboard, que são todas feitas de uretano, são normalmente chamadas simplesmente "rodas" no jargão coloquial. Este nome não é assim tão errado, porque tal como num carro ou bicicleta, as rodas ou rolos asseguram que te podes mover no longboard.
Se quiseres personalizar o teu longboard, também tens de considerar algumas coisas ao escolher as rodas. Em resumo, os seguintes factores são decisivos para a tua decisão:
- Diâmetro
- Dureza
- Edges
- Stroke (assento de rolamento de esferas)
Como deves imaginar, existem diferentes opções para todos estes pontos, por isso existe um número quase infinito de combinações diferentes. Se procuras as tuas bobinas ideais, deves estar preparado para fazer compromissos. O carretel perfeito que é 100% adaptado às tuas necessidades provavelmente não existirá.
Escolhendo o diâmetro
Quando se trata do diâmetro do carreto, existe um princípio simples mas importante: quanto maior for o carreto, mais rápida é a sua velocidade máxima. As rodas pequenas aceleram mais depressa, mas nunca atingirão a velocidade de uma roda grande.
Por esta razão, os pilotos de downhill em particular preferem usar rodas grandes com um diâmetro de cerca de 80 mm para realmente desfrutarem da velocidade. Já os escultores e os cruzadores juram por rodas com uma média de cerca de 70 mm. Neste caso, falamos do tamanho clássico das rodas de longboard. Se as rodas são ainda mais pequenas (até um diâmetro de 65 mm), falamos de modelos especiais para mini e longboards para crianças.
Duras ou moles?
O próximo critério a que tens de prestar atenção quando fazes a tua escolha é a dureza das rodas. Isto é indicado na unidade durometer tipo a e varia entre cerca de 75 a e 100 a, sendo que quanto menor for o número, mais suave será a roda. As rodas com um valor muito alto já se movem na direcção das rodas de skate.
Os diferentes graus de dureza são perceptíveis no manuseamento das rodas. Enquanto as rodas macias são melhores para absorver os solavancos da estrada e são adequadas para passeios longos, deslizam pior, mais tarde e de forma mais incontrolável, enquanto as rodas mais duras são mais rápidas e deslizam melhor. Por outro lado, absorvem impactos de forma mais fraca. Aplicado aos diferentes estilos, isto significa o seguinte:
- Cruzeiro e escultura - rodízios macios
- Freeride e deslizamento - roda dura
- Downhill - modelo intermédio
Uma questão de bordas
Ao contrário das rodas de skate, as de pranchas longas também diferem em termos de bordas, que também são chamadas de "lábios". Em termos gerais, é feita uma distinção entre bordas arredondadas e angulares:
- Asarestas arredondadas permitem-te deslizar fácil e confortavelmente e fazer transições suaves para a equitação normal. São perfeitas para os deslizadores e freeriders.
- As arestas quadradas, por outro lado, proporcionam mais aderência e têm uma superfície de contacto maior. Isto significa que podem deslizar pior e que são perfeitos para andar a cavalo em descida.
O assento do rolamento da bola
O assento do rolamento, ou seja, o núcleo de cada roda de longboard, é chamado de"stroke"no jargão técnico. Também tem um grande impacto no comportamento da tua roda e por isso deve ser escolhido cuidadosamente. Existem três cubos diferentes:
- Curso do conjunto central: O rolamento de esferas está localizado no centro do carretel. Isto assegura que a roda tem muita aderência e não se veste de forma cónica, mas sim de forma uniforme.
- Cubo lateral: O rolamento de esferas está localizado na borda. Isto tem o efeito de que estes carretéis são perfeitos para deslizar. A desvantagem: Com o passar do tempo, eles vestem-se muito unilateralmente e adquirem uma forma cónica.
- Curso de desvio: Este é um compromisso entre o centro e o lateral. O rolamento de esferas não está no centro mas também não está de lado. Isto faz do Hub Offset um talento versátil, que pode ser usado tanto para deslizar como para andar de bicicleta com muita aderência. A maioria das bobinas de fabricantes como Bustin, Orangatang e Sector 9 estão equipadas com um curso de desvio.
Há relativamente pouco a dizer sobre rolamentos de esferas. Se já tens experiência com skateboards, podes usar os rolamentos de que mais gostas para o teu longboard. Os rolamentos especiais de esferas feitos de cerâmica são particularmente resistentes ao calor, duráveis e duradouros e, por isso, são especialmente adequados para descidas de montanha. No entanto, estes modelos também são correspondentemente mais caros do que os rolamentos de esferas convencionais.
Na nossa loja de longboards irás encontrar muitas rodas diferentes com diferentes diâmetros, graus de dureza, arestas e cubos. Temos a certeza que encontrarás o modelo certo para ti e para as tuas necessidades - e se estiveres perdido, envia-nos um email ou telefona-nos directamente.