Longboards de Longa Distância
Bombear é uma alternativa ao empurrar. A ideia aqui não é usar empurrões de pés para avançar, mas sim permitir o movimento para a frente apenas exercendo pressão sobre a prancha com os pés. Parece complicado? É, se é que nunca o fizeste antes. Fica ainda mais desafiante quando queres bombear numa longa distância. Neste caso, chama-se Bomba de Longa Distância, ou LDP para abreviar. Aqui podes encontrar uma selecção de pranchas longas de bombagem de longa distância. ###
Bomba de Longa Distância - O que é isso?
O bombeamento funciona com quase todos os longboard. Apenas tábuas muito rígidas e rebaixadas não são adequadas para isso. É necessário um pouco de prática para te mexeres sem empurrares. Agora podes descobrir exactamente como funciona.
A alternativa ao empurrar
Bombear é aplicar pressão direccionada ao convés com os pés, especialmente com o pé de trás. A curva serpentina resultante que montas acabará por fazer com que a sua longboard se mova.
A bombagem funciona tanto em caminhos planos como ligeiramente a subir e é particularmente popular porque podes manter ambos os pés no convés. Em pistas inclinadas, o bombeamento é muitas vezes usado para ganhar ainda mais velocidade. Claro que também se trata do factor diversão.
Bombagem a longa distância
O bombeamento de longa distância é uma forma especial de bombeamento. O nome já te diz do que se trata: em vez de bombeares apenas secções curtas da tua rota, o objectivo é cobrir as distâncias mais longas possíveis. Para que isto funcione e seja o mais confortável possível, existem pranchas longas especiais para bombagem de longa distância. As características decisivas são as seguintes:
- Acima de tudo, um longboard LDP não deve ser muito flexionado. Se o baralho for demasiado mole, isto significa uma grande perda de energia. Isto torna o bombeamento de longa distância demasiado extenuante e não conseguirás manter o movimento por muito tempo. Por isso é melhor escolher um baralho duro.
- Os arbustos macios e os pequenos eixos também te ajudam a aperfeiçoar o teu estilo de montar e a cobrir longas distâncias com o bombeamento. Em princípio, um quadro de LDP também deve ser curto em vez de longo.
- Para evitares que o teu pé da frente escorregue passado algum tempo, também podes equipar o teu baralho com um para-pés. A posição perfeita do pedaleiro é à altura dos parafusos do eixo dianteiro (que, já agora, alguns bombeadores de longa distância gostam de se ajustar um pouco mais.)
As características da Long Distance Pumping Longboard num piscar de olhos
- Flexão relativamente baixa
- Casquilhos macios
- Eixos pequenos
- Forma de baralho curto
- Rodas de aperto
- Opcional: Footstop na frente
- Opcional: eixo dianteiro ajustado com mais força
A propósito: Se tens de fazer curvas muito pequenas ou ligeiramente maiores para avançar depende da distância entre os teus eixos. Quanto mais próximos estiverem, mais rápidos e mais pequenos são os baloiços ao bombear. No entanto, isto pode ser bastante cansativo num trecho mais longo. Neste caso, é aconselhável montar os eixos um pouco mais afastados.
Depois de apanhares o jeito, podes cobrir distâncias muito longas com o teu quadro LDP. Muitos profissionais de longboard especializaram-se neste estilo e voltam a chamar a atenção vezes sem conta com passeios espectaculares. Com uma prancha de bombagem de longa distância, podes (com um pouco de prática e sensação) percorrer 20 quilómetros ou mais.
Pensa em grande! Isto é possível com um longboard LDP. Graças às propriedades especiais destas pranchas, podes cobrir facilmente até longas distâncias. Depois de aperfeiçoares a tua técnica, a ambição não tardará a concretizar-se. Então é apenas uma questão de ir mais longe, mais longe - e ainda mais longe!