Os melhores patins de surf
Traz a onda atlântica para a tua cidade. Com um surfskate de Carver, Yow ou Slide, podes treinar movimentos que de outra forma só necessitarias quando surfasses com uma prancha de surf real.
Mas também podes simplesmente esculpir a cidade de uma forma maravilhosamente relaxada sem empurrar, porque podes impulsionar um surfskate com um ligeiro movimento de rotação do corpo. Lê em baixo para saberes sobre os diferentes tipos de patins de surf e quais os patins de surf mais adequados para ti.
###
O que é um surfskate?
Um surfskate consiste num deck, comparável ao de uma prancha curta de cruzeiro e um eixo frontal especialmente montado, que tem mais graus de liberdade do que os camiões normais de prancha longa e um eixo traseiro normal.
Como o eixo da frente se comporta de forma muito diferente do eixo de trás, só podes mover um surfskate para a frente bombeando. Não precisas de tirar o pé da prancha, mas podes impulsionar a prancha para a frente com o teu movimento corporal.
Mas isso por si só não faz um surfskate. Os fabricantes dos eixos tentam orientar os movimentos que tens de fazer para conduzires o surf o mais próximo possível dos movimentos que fazes quando surfas uma prancha de surf. A maior manobrabilidade dos eixos dianteiros do surfskate permite-te fazer curvas curtas e manobráveis como o surf. Podes praticar curvas de baixo, curvas de cima e cortar as costas.
Uma vez que a maioria dos fabricantes desenvolveu conceitos completamente diferentes para os eixos, o comportamento de condução dos diferentes eixos Surfskate também é muito diferente.
Quem inventou o surfskate?
A primeira marca a ficar famosa com os skates de surf é a Carver da Califórnia. brettsport.de tem os skateboards Carver na sua gama desde 2014 e sempre reconheceu o potencial deste equipamento desportivo. É por isso que somos também o revendedor Carver mais vendido na Alemanha. Mais tarde, as marcas Yow e Slide de Espanha foram adicionadas. Yow desenvolveu um sistema de eixos completamente diferente, que não só é visualmente muito diferente dos eixos originais do Carver, mas também em termos de características de equitação.
Clica nos logótipos das marcas para saberes mais detalhes sobre cada marca. Em cada página também encontrarás conselhos de compra relacionados com o fabricante.
O Deck Surfskate
Os decks de surf têm um comprimento entre 28" e 36.5" (ou seja, aprox. 71 - 93 cm) e por isso parecem-se com os minicruzadores à primeira vista. Para tornar a analogia com o surf ainda mais tangível, alguns fabricantes tiram a sua sugestão do design de pranchas de surf reais e adaptam a forma e o design.
Para além do estilo, as diferenças nos decks residem na forma das caudas, da cauda e do nariz.
- Asmini placas giram mais depressa e são mais fáceis de bombear. Se patinas onde há pouco espaço e queres fazer as tuas curvas nos espaços mais apertados, então uma pequena prancha é ideal para isto. Uma prancha curta dá-te a sensação de estar numa prancha curta de surf e reage com a mesma rapidez a cada comando de direcção. Estamos a falar de mini pranchas na gama dos 25.5" a 29", onde as pranchas de surf muito curtas andam muito soltas enquanto se tornam mais estáveis à medida que ficam mais longas.
- Aspranchas curtas oferecem-te uma combinação de curvas apertadas e empurrões fáceis. Escolhes uma prancha curta para usar em condições diárias onde empurras e esculpis com força e bombeias em locais apropriados. A diferença entre surfskates curtos é mais subtil, pequenas alterações no comprimento resultam em pequenas alterações na performance. Um surfskate curto tem entre 30" e 33" de comprimento. Mais uma vez, os mais curtos são um pouco mais soltos, os mais longos um pouco mais estáveis.
- Os comprimentos médios têm um passeio mais estável e são ainda mais fáceis de bombear. Para entrar no bombeamento, tens de te esforçar mais no início, mas depois de encontrares o ritmo, as tábuas médias são mais rápidas. Vais querer escolher um skate de escultor médio se quiseres cobrir distâncias maiores e também queres empurrar. Quanto mais longo for o tabuleiro, mais estável e seguro ele se sente. O comprimento médio é semelhante a uma prancha de surf groveler. Os comprimentos médios variam entre 34" e 36".
- Aspranchas longas são as mais estáveis e podem ser bombeadas mais rapidamente. No entanto, também é mais difícil trazer tábuas longas de um ponto de paragem para a velocidade através de bombagem. Devido à distância entre eixos mais longa, não podes perseguir pranchas longas nas curvas tão extremamente como os patins de surf curtos e, por isso, são usados principalmente para cruzeiro de lazer e fácil locomoção. Quando comparado com o sufboard, o comportamento é o mesmo que o tradicional longbaord com técnicas de equitação como o pisar em cruz e o andar de nariz. Um longboard varia em comprimento entre 38" e 43" e, como sempre, o comportamento torna-se mais estável com o aumento do comprimento.
A Base de Roda do Surfskate
A questão de qual é o comprimento certo de uma prancha de surf surge frequentemente quando queres simular as características de uma prancha de surf muito específica o mais de perto possível. A questão sobre o comprimento do baralho é a questão errada neste momento. Para o comportamento como treinador de surf, o comprimento da distância entre eixos é decisivo.
A tabela seguinte pode dar-te uma visão geral do surf que podes escolher, dependendo da tua altura e peso. No entanto, outros factores também desempenham um papel e as características da equitação são influenciadas principalmente pelo comprimento da distância entre eixos.

menos de 155cm | 25kg - 55kg | em 30″ |
150cm - 170cm (5"0` - 5"7`) | 40kg - 75kg | 27 - 31" |
160cm - 181cm (5"3` - 5"11`) | 50kg - 85kg | 30 - 32" |
165cm - 187cm (5"4` - 6"2`) | 60kg - 90kg | 31"- 33" |
175cm - 193cm (5″7` - 6"4`) | 70kg - 100kg | 32"- 35" |
182cm - 203cm (6"0`- 6"8`) | 85kg - 120kg | 34"- 39" |
Os diferentes sistemas de eixos para os patins de surf
Eixos C7 do Trinchador
Os camiões C7 com um eixo duplo andam de forma muito suave e fácil, como uma prancha de surf com apenas uma barbatana e usam cada movimento lateral imediatamente para propulsão. É muito fácil bombear os skateboards Carver com este eixo e começar a andar imediatamente. Para afinar o skate na perfeição, podes ajustar ambos os eixos separadamente e assim adaptar o skate Carver na perfeição às tuas necessidades individuais.
O sistema C7 é um pouco mais pesado do que o conjunto de eixos CX, mas o sistema integrado de molas permite uma maior margem de manobra no ajuste individual. O braço longo no eixo longitudinal e a vasta gama de ajustes tornam a prancha universalmente utilizável para altas velocidades ou para deslizar facilmente sem empurrar.
Eixos CX do Trinchador
O eixo CX Carver é uma construção de um eixo com um pivô de precisão e permite curvas extremamente violentas, como numa prancha de surf de propulsão, e dá-te o mesmo feedback quando bombeias por velocidade. O eixo CX também te dá uma vasta gama de ajustes para as tuas necessidades individuais. Antes de considerares uma forma diferente ou um arbusto diferente, já podes ajustar muito através do ajuste do eixo.
O eixo tem o mesmo peso que um longboard normal ou eixo de skate, mas o design do eixo Carver CX é extremamente adequado para ar, skateparks e transistions.
Eixos Yow
O eixo Yow afirma simular a sensação de surf com mais precisão. Yow até afirma: Se aplicares os movimentos que aprendeste nas pranchas de Streetsurf da maioria das outras marcas quando surfas, vais cair na água, porque especialmente a mudança de peso é diferente aqui.
Devido ao movimento quase idêntico no eixo Yow, aprendes e internalizas os movimentos correctos quando navegas e assim treinas a tua memória de movimentos em vez de a confundires com movimentos errados.
Eixos deslizantes
O eixo Sliede é muito adequado para principiantes de surf. Oferece mais estabilidade do que, por exemplo, o eixo Yow muito solto. Se estás à procura de um surfskate com o qual possas não só treinar as tuas capacidades de surf, mas também navegar pela cidade de uma forma descontraída, então não te vais enganar com o eixo deslizante.
Resumo das diferenças da marca
Se queres usar o Surfskate como um verdadeiro treinador de surf, então estás mais próximo dos movimentos reais na prancha com os eixos Yow ou com os eixos C7 do Carver, as pranchas com estes eixos são menos adequadas para andar depressa ou para truques de skatepark. Aqui, o foco está claramente no bombeamento e nas curvas profundas. Mesmo que que queiras usar o fluxo do movimento de bombeamento e esculpir facilmente através da cidade, então escolhes o eixo Carver C7.
Se és realmente um skatista e queres usar a prancha no parque e para truques, então recomendamos o eixo Carver CX ou o eixo Slide.
Escolhendo a prancha de surf certa
Existem alguns outros factores a considerar quando escolhes o teu Carver surfskate:
Gama de Equivalência: os eixos de cada prancha podem ser ajustados para se sentirem mais apertados ou mais soltos. Estas definições permitem-te ajustar as pranchas para compensar as diferenças de comprimento. Uma prancha mais comprida e frouxamente ajustada pode montar de forma semelhante a uma prancha mais curta e bem ajustada. Em geral, o raio de curva mais apertado é a característica decisiva das tábuas mais curtas. No entanto, são precisamente as forças geradas pelas curvas mais curtas que tornam os patins de surf tão apelativos.
Oteu tamanho: Em geral, os cavaleiros mais altos escolhem pranchas mais longas e os cavaleiros mais curtos pranchas mais curtas. No entanto, não existem regras aqui. O mais importante é a tua capacidade de montar e o objectivo que estabeleceste para ti próprio. Um cavaleiro mais alto e experiente também será capaz de lidar com a prancha mais pequena.
A tua experiência: Especialmente se queres usar uma prancha de surf para melhorar as tuas capacidades numa prancha de surf, deves adaptar o surf às tuas capacidades existentes e ao tipo de prancha que também surfas na água. Também podes usar surfskates para melhorar as tuas habilidades em terra. Escolhe uma prancha mais pequena e treina os teus músculos para curvas mais apertadas.
Se vens de skate e fazes truques no parque, podes facilmente optar por um surfista de skate curto. Se fores um longboarder, vais sentir-te mais confortável com os modelos mais longos.
O terreno: Se tiveres pouco espaço e baixas velocidades, vais divertir-te ao máximo com uma mini tábua. No entanto, o mesmo tabuleiro pode começar a abanar demasiado depressa a alta velocidade. Se fizeres muito park riding, provavelmente irás escolher um modelo de transição com um nariz alto que te permita fechar em segurança, e se fores principalmente andar na rua, um longboard será o teu preferido.

Usa o gráfico acima para aproximares o desempenho de uma prancha de surf em relação a uma prancha com o comprimento apropriado. Nota: Na verdade, não é o comprimento do tabuleiro mas a distância entre eixos que é a chave correcta para comparar com o comprimento do tabuleiro. Mas existem tantas placas semelhantes em cada gama que podes confiar na forma e nos gráficos para a tua decisão.
Como se bombeia um surfskate?
O mais importante é: Não patines, SURF IT!
Andas de surf com todo o teu corpo: onde a tua cabeça e os teus braços apontam, as tuas ancas e a prancha seguem-te.
Se quiseres andar de skate, tens de fazer movimentos diferentes dos de um skate normal ou de uma prancha longa. Primeiro, aproxima o teu pé da frente o mais possível sobre o eixo da frente e coloca o teu pé de trás o mais atrás possível no convés, na dobra para o rabo de cavalo. Isto dá-te a máxima vantagem para converteres energia em propulsão. Agora geras esta energia com um movimento rotativo da parte superior do teu corpo e uma mudança de peso do calcanhar para os dedos dos pés, como podes ver nos vídeos no fundo da página. A tua postura deve ser relaxada, solta e com os braços esticados para que possas iniciar as voltas necessárias.
Não é necessário tirar um pé da prancha para empurrar com um skate de surf, a maioria das pranchas de surf pode ser bombeada de uma posição de pé. Contudo, para as primeiras tentativas, pode ser mais fácil pôr a prancha a funcionar um pouco primeiro e depois manter ou aumentar a velocidade bombeando.
Assim que a posição e postura do teu pé estiverem correctas, podes criar um impulso para a frente e acelerar o tabuleiro com uma acção de inclinação, "bombeando" desde a ponta do calcanhar até à ponta dos pés. Lembra-te, contudo, que a "bomba" é criada por rotação/movimento da parte superior do corpo. Por isso inicias sempre todo o movimento com a cabeça, braços e parte superior do corpo em primeiro lugar. Com prática, deslizarás e bombearás sem esforço sem nunca teres de tirar o pé da prancha!

Técnicas avançadas de surfskate
Volta para baixo e Volta para cima
Agora podes querer usar o teu surfskate para aperfeiçoar as tuas capacidades para manobras de viragem para baixo. A curva inferior é a manobra mais importante que precisas de dominar no surf, pois é a base para praticamente todas as outras manobras.
Começa a mover-te e planeia a curva que queres fazer na tua cabeça. Quando inicias a curva, agacha-te no surfskate com uma postura compacta e um baixo centro de gravidade. Faz pressão na borda do tabuleiro e monta até à curva. Esta acção irá armazenar uma carga de energia nas tuas pernas que poderás depois usar para acelerar o tabuleiro para fora da curva.
Fazes isto endireitando gradualmente as tuas pernas à medida que sais da curva e também endireitas o teu corpo à medida que continuas a inclinar-te fortemente para a curva.
Se dominaste este exercício, treinaste os músculos certos e o equilíbrio e também podes iniciar rapidamente uma curva superior ou cortar na água.
A curva superior é a contrapartida da curva inferior e normalmente segue-a. Depois de poderes passar por uma curva inferior perfeita, podes colocar pressão na extremidade oposta, abrir os braços e o corpo e fazer uma elegante curva superior!
Usa o teu braço dianteiro e o teu ombro para te guiares pela curva superior, abre o teu corpo e os teus braços e continua a virar a tua cabeça na direcção que queres ir. Lembra-te do mantra de cima! Para onde a tua cabeça e os teus braços estão a apontar, as tuas ancas e o teu skate de surf irão seguir-te.
Quando tiveres completado a curva superior, lembra-te de baixar o teu centro de gravidade e posição corporal e olha em frente para a próxima curva.
Snap com o surfskate
Depois de dominares a curva inferior e a curva superior, podes tentar o snap!
O "snap" é outra manobra que vem directamente do surf. No topo de uma onda, o surfista executa uma curva muito afiada que traz a cauda da prancha sobre a onda para o ar, também chamada de "atirar as barbatanas".
Podes fazer a mesma manobra com um surfskate com as rodas traseiras para deslizar enquanto fazes uma curva rápida e muito afiada à frente. Quando te inclinas para uma curva superior, pões mais peso no teu pé da frente para que as rodas traseiras possam deslizar mais facilmente. Com um pouco de pressão lateral com o teu pé traseiro, podes agora fazer deslizar as rodas do eixo traseiro.
Para terminares a manobra, tenta manter o teu peso acima do tabuleiro e toma uma posição baixa.
Recortar com o Surfskate
Os cut backs são uma manobra de prancha super elegante que traz o surfista de volta à onda depois de surfá-la até ao fundo. Numa prancha de surf, a mesma manobra pode ser feita com o mesmo estilo.
Começa com uma volta forte na parte de baixo e leva-a a uma volta de cima. Em vez de saíres da curva superior como de costume, fica na curva mais tempo até voltares na direcção em que começaste a curva superior. Passaste então por uma curva de 180º.
Precisas mesmo de usar os braços e a cabeça para segurar a curva por mais tempo. Continua a virar a tua cabeça e o teu corpo seguir-te-á!
Podes adicionar mais uma curva para baixo ao corte para te levar na direcção certa novamente.
Surfskates na Alemanha
É uma loucura completa como as tendências se desenvolvem. Depois de Alex Lenz nos entregar uma prancha Carver Greenroom na praia de Büsum em 2014, os patins de surf estão no programa em brettsport.de. Durante alguns anos, apenas um pequeno grupo de surfistas se apercebeu, mas ao longo dos anos temos mantido sempre em stock toda a gama Carver. A aceitação das pranchas de skate foi zero no início. Não era a patinagem de rua fixe, nem os muitos principiantes de longboard naquela altura se davam bem com as partes trémulas.
Só em 2020 é que muitos se aperceberam que o surf é um desporto só por si e tão lentamente se cimentou na mente que o surf não se torna aborrecido, não importa quanto tempo o faças. Surfskating oferece o surf em terra - a ideia básica dos inventores da prancha de rodas dos anos 60 - apenas com nova tecnologia. As restrições de viagem impostas pela Corona, que mantiveram alguns surfistas afastados dos seus spots favoritos, então em 2020 também garantiram na Alemanha que os surfskates eram de repente extremamente procurados e muito difíceis de alcançar.
Entretanto, brettsport.de também tinha adicionado as marcas espanholas Slide e Yow à sua gama, e como a Carver não conseguiu entregar quantidades suficientes à Europa nem em 2020 nem em 2021, as marcas espanholas tomaram agora quase 100% do mercado. Alex Lenz, o guru da cena do longboard, vê um futuro brilhante para o novo tipo de patinagem:"Acho que a patinagem de surf se vai tornar mais poderosa que o longboard e até substituir o skate de rua em algumas faixas etárias"
Mas sempre que as tendências se tornam tendências em massa, os especuladores duvidosos com cópias baratas não estão muito longe. Especialmente a actual fraca disponibilidade de originais abre a porta para falsificações ou cópias dos camiões originais. Por isso tem cuidado com o que compras e mantém-te nas lojas de confiança que não se limitam a saltar para uma tendência mas que, como nós, existem há muitos anos.