Wingfoiling - Um novo desafio
O Wingfoiling é uma alternativa relativamente nova e interessante ao kiting e ao surf.
O Wingfoiling tem menos restrições em pontos adequados do que o kiting e não precisas de um ajudante para lançar e aterrar. Também não estás permanentemente preso à asa e podes simplesmente soltar-te em caso de perigo. Esta acessibilidade mais fácil ao novo desporto levou a uma verdadeira histeria na indústria há já alguns anos. Nós ajudamos-te a encontrar o teu caminho na selva dos muitos fornecedores.
Embora as barreiras à entrada sejam menores do que para o kitesurf, normalmente não aprenderás a fazer wingfoil num dia. Mas o equipamento certo vai ajudar-te a gerar uma curva de aprendizagem mais íngreme. Nestas páginas irás encontrar tudo o que precisas para o wingfoiling:
Se ainda não tens a certeza, dá uma vista de olhos no nosso guia de compras Wingfoil. Aqui damos-te dicas valiosas e explicamos-te com exemplos como obter o teu primeiro conjunto de pés de asa.
###
Porque é que a velha ideia da asa está de volta agora?
O conceito da asa do papagaio existe desde 1986. Nessa altura, Tom Magruder desenvolveu o seu "Wind Weapon" e nos anos seguintes houve sempre produtos individuais nesta área, que, no entanto, nunca se estabeleceram. Nessa altura, contudo, estes produtos não eram insufláveis e não eram feitos de Dacron topo de gama, mas de PVC e lona e tinham um mastro rígido e um boom.
O problema com a asa do papagaio em geral é que ela não desenvolve o mesmo poder de tracção que um papagaio ou uma vela de surf. Uma vez que tens de passar sem arnês, as forças de tracção também devem ser mais baixas desse ponto de vista. Com pranchas de surf convencionais ou SUPs, o puxar de uma asa de papagaio é apenas o suficiente para um pouco de agitação, deslizar ou correr contra o vento estão fora de questão. Tudo isto mudou com o desenvolvimento das pranchas de alumínio, que agora estão disponíveis para surfistas, kiters, windsurfers e até para SUPs. Com o tabuleiro certo, a asa do papagaio finalmente funciona de uma forma que o torna divertido.
Além disso, muitos entusiastas dos desportos aquáticos também descobriram o longboarding e especialmente a versão surf com patins de surf. Um longboard também pode ser acelerado sem muita pressão, para que também possas fazer a sessão de rolar com a Asa de Folha. E se não for exactamente neve profunda e pegajosa, a tua nova asa também funciona bem com um snowboard.
Desde que a ideia existe há tanto tempo, os fabricantes sempre trabalharam no produto nos seus laboratórios. Estes não são protótipos que estão agora a chegar ao mercado, mas sim produtos maduros que já passaram por anos de optimização.
Como preparo uma sessão com uma asa de alumínio?
O profissional Gunnar Biniasch partilha a sua perícia connosco para tornar a aprendizagem da folha de asa uma experiência suave e agradável. No primeiro vídeo levamos-te através dos passos de montagem de uma ala usando a ala Ozone WASP como exemplo:
Como é que eu controlo a Asa de Alumínio?
Seguras a Asa de Alumínio por cima de ti como se fosses um papagaio. A asa não é montada à tua frente como uma vela de surf, mas flutua por cima de ti como um papagaio. Para manteres a Asa de Folha de Alumínio Duotone equilibrada, seguras a lança com a tua mão frontal, ou a pega do depower no Ozone WASP. O vento agora carrega a asa, a posição corresponde a um papagaio sem pressão no zénite.
Para aumentares a pressão, usa a tua segunda mão para agarrar a lança na parte de trás da Asa Duotone ou os loops ao longo da linha central da Asa Ozone e puxa a cauda da asa para o vento. Certifica-te de que a asa fica sempre por cima de ti e o nariz sempre ao vento. Desta forma a asa puxa-te para cima e apoia o teu equilíbrio e ajuda-te a levantar-te.
O braço ajustável também te permite aparar a asa no Duotone para cobrir uma vasta gama de ventos. Tal como no surf, uma asa de alumínio esticada apanha menos vento do que se aumentares a arqueação através de um boom mais curto. O Duotone Boom encaixa nas quatro asas de alumínio. O Ozone WASP não tem um boom, mas um suporte médio estável com loops.
No vídeo levamos-te através dos passos de como lidar correctamente com a ala WASP antes de chegares à água pela primeira vez:
Como é que eu começo com o Foilwing?
Como descrito acima, uma prancha SUP é ideal, que suporta o teu peso de tal forma que podes ajoelhar-te sobre a prancha mesmo sem andar a cavalo. Enquanto te ajoelhas, tenta primeiro ganhar velocidade puxando ligeiramente a asa para o vento com a mão que está na parte de trás da lança. Quando tiveres ganho velocidade e a tua prancha estiver estável na água, levanta-te e coloca os teus pés numa posição normal de surf.
Se estás a usar um SUP de alumínio, ainda tens de considerar as características do papel de alumínio. É muito mais fácil de aprender do que fazer foiling com um papagaio ou uma vela de surf.
Correr em altitude com a Asa de Folha?
Com um SUP de alumínio podes andar em todos os percursos com a asa sem qualquer problema. Se estiveres a usar um SUP normal, terás dificuldade em fazer isto. No entanto, podes desfrutar dos downwinders com um SUP normal e a Asa de Alumínio.
Queres dominar a Asa sobre a água? No vídeo seguinte, Gunnar Biniasch mostra-te os passos para andar correctamente na Asa WASP com dicas sobre como melhorar as tuas capacidades a favor e contra o vento:
Vantagens da Asa de Alumínio
- Sucesso de aprendizagem rápido
O manuseamento da asa é muito rápido e muito intuitivo de aprender. Em apenas algumas horas saberás como manejar a asa.
- Segurança
Ao contrário do kiting, não estás permanentemente preso à Asa de Folha de Alumínio. Se alguma coisa correr mal, podes simplesmente largar a lança e a asa vai explodir sem pressão na trela.
- Capacidade para ventos fracos
Enquanto um papagaio costuma parar com vento fraco com condições de ligar/desligar no lago interior e depois tem de ser laboriosamente reiniciado, o Wiing está imediatamente pronto para ser usado novamente mesmo depois de uma paragem. As pranchas grandes facilitam o deslizamento através dos buracos de vento.
- Omaterial custa
Ao contrário do surf com mastros de vela, o Foilwing de Duotone poupa espaço e é compatível com o carro.
- Preço
Se usares a asa com um tabuleiro existente, o obstáculo de entrada "preço" é extremamente baixo.

Andar de Onda com a Asa de Folha
Na onda, a Asa de Folha oferece algumas vantagens decisivas: A asa puxa-te rapidamente de volta à ondulação depois de teres surfado as ondas e com uma folha debaixo da prancha podes até compensar a altura perdida. Quando apanhas a onda, podes facilmente segurar a asa com uma mão e deixá-la explodir. A asa desliza pela onda contigo sem te dificultar ou ter de manter um olho extra em ti como um papagaio.

Conjuntos completos em brettsport.de com 10% de desconto
Para que seja o mais fácil para ti começar nesta excitante área dos desportos aquáticos, juntámos dois conjuntos completos para ti. Podes obter 10% de desconto nos conjuntos com o código de voucher "WING" no nosso checkout.
- Asa de Lâmina Duotone conjunto completo composto por uma Asa Duotone na tua escolha de tamanho, boom e trela
- Conjunto Completo de Folha de Alumínio para asas composto por Fanatic Sky SUP com Hidrofoil AERO SURF FOIL 2000 Long Fuselage e Duotone Foil Wing em tamanho seleccionável, Boom e Trela

Onde é permitido andar com o Kite Wing?
Como ainda não existem regulamentos sobre isto, pode-se assumir que estás autorizado a usá-lo em todos os lugares onde o windsurf também é permitido. Para os outros entusiastas dos desportos aquáticos ou da natureza, não faz diferença se a vela de surf está presa à prancha com um lado ou não. Isto torna a lâmina altamente interessante para lagos onde o kitesurf é proibido e o surf é permitido.
Na região de brettsport.de, as barreiras do vale nas Montanhas Harz são adequadas para o wingfoiling, assim como os lagos Salzgittersee e Concordiasee. Lagos onde as algas ou algas atingem a superfície são menos adequados. As plantas aquáticas eliminam muito rapidamente as propriedades hidrodinâmicas da folha de alumínio.
O Foilwing também pode ser usado em terra ou na neve?
Isso não é um problema! Para o longboard, a Asa de Folha é a propulsão perfeita e se encontrares o local certo, podes navegar sem parar. Um lugar de topo para isto é o aeroporto de Tempelhof em Berlim, mas qualquer grande parque de estacionamento vazio também é adequado.
Também te podes divertir com o Foilwing no Inverno, mas precisas de uma pista enrolada ou de um lago limpo como mancha. A asa não será capaz de te puxar para fora da neve pegajosa e profunda.