Wingfoiling - Um novo desafio
O Wingfoiling é uma alternativa relativamente nova e interessante ao kiting e ao surf.
O Wingfoiling tem menos restrições aos spots adequados do que o kiting e não precisas de um ajudante para lançar e aterrar. Também não estás permanentemente preso à asa e podes simplesmente soltar-te se estiveres em perigo. Esta acessibilidade mais fácil ao novo desporto tem levado a uma verdadeira histeria na indústria há já alguns anos. Nós ajudamos-te a encontrar o teu caminho na selva dos muitos fornecedores.
Embora as barreiras à entrada sejam menores do que para o kitesurf, normalmente não aprenderás a fazer wingfoil num dia. No entanto, o material certo vai ajudar-te a gerar uma curva de aprendizagem mais íngreme. Nestas páginas irás encontrar tudo o que precisas para o wingfoil:
Se ainda não tens a certeza, dá uma vista de olhos ao nosso guia de compras Wingfoil. Aqui damos-te dicas valiosas e explicamos-te com exemplos como obter o teu primeiro conjunto de wingfoil.
###
Porque é que a velha ideia da asa está de volta agora?
O conceito da asa do papagaio existe desde 1986. Nessa altura, Tom Magruder desenvolveu a sua "Wind Weapon" e nos anos seguintes houve sempre produtos individuais nesta área, que, no entanto, nunca se estabeleceram. Nessa altura, contudo, estes produtos não eram insufláveis e não eram feitos de Dacron topo de gama, mas de PVC e lona e tinham um mastro rígido e um boom.
O problema com a asa do papagaio em geral é que ela não desenvolve o mesmo poder de tracção que um papagaio ou uma vela de surf. Uma vez que é suposto passares sem um arnês, as forças de puxar também devem ser mais baixas desse ponto de vista. Com pranchas de surf convencionais ou SUPs, o puxar de uma asa de papagaio só é suficiente para um pouco de força, planar ou correr a favor do vento estão fora de questão. Tudo isto mudou com o desenvolvimento das pranchas de alumínio, que agora estão disponíveis para surfistas, kiters, windsurfers e até para SUPs. Com a prancha certa, a asa do papagaio finalmente funciona de uma forma que a torna divertida.
Além disso, muitos entusiastas dos desportos aquáticos descobriram também o longboarding e especialmente a versão surfe com patins de surf. Uma prancha longboard também pode ser acelerada sem muita pressão, para que também possas fazer a sessão de rolar com a Asa de Foil. E se não for exactamente neve profunda e pegajosa, a tua nova asa também funciona muito bem com um snowboard.
Como a ideia já existe há tanto tempo, os fabricantes sempre trabalharam no produto nos seus laboratórios. Estes não são protótipos que estão agora a chegar ao mercado, mas sim produtos maduros que já passaram por anos de optimização.
Como é que preparo uma sessão com uma asa de alumínio?
O profissional Gunnar Biniasch partilha connosco os seus conhecimentos para tornar a aprendizagem da folha de alumínio uma experiência suave e agradável. No primeiro vídeo levamos-te através dos passos de montagem de uma asa usando a asa de Ozono WASP como exemplo:
Como é que eu controlo a Asa de Alumínio?
Seguras a Asa de Folha de Alumínio por cima de ti como um papagaio. A asa não está montada à tua frente como uma vela de surf, mas flutua por cima de ti como um papagaio. Para manteres a Asa de Película de Duotone equilibrada, seguras a lança com a tua mão frontal, ou a pega do depower no Ozone WASP. O vento agora carrega a asa, a posição corresponde a um papagaio sem pressão no zénite.
Para aumentar a pressão, usa a tua segunda mão para agarrar a lança na parte de trás da Asa Duotone ou os loops ao longo da linha central da Asa Ozone e puxa a cauda da asa para o vento. Certifica-te de que a asa fica sempre acima de ti e o nariz sempre para o vento. Desta forma a asa puxa-te para cima e apoia o teu equilíbrio e ajuda-te a manter-te de pé.
O braço ajustável também te permite aparar a asa no Duotone para cobrir uma grande amplitude de vento. Tal como no surf, uma asa de alumínio esticado apanha menos vento do que se aumentares a inclinação com um estrondo mais curto. A Barra de Duotone encaixa nas quatro asas de folha de alumínio. O Ozone WASP não tem um estrondo, mas uma escora intermédia estável com laços.
No vídeo levamos-te através dos passos de como manusear correctamente a asa do WASP antes de chegares à água pela primeira vez:
Como é que eu começo com o Foilwing?
Como descrito acima, uma prancha SUP é ideal, que suporta o teu peso de tal forma que podes ajoelhar-te sobre a prancha mesmo sem andar a cavalo. Enquanto te ajoelhas, primeiro tentas ganhar velocidade puxando ligeiramente a asa para o vento com a mão que está na parte de trás do braço. Quando tiveres ganho velocidade e a tua prancha estiver estável na água, levanta-te e coloca os teus pés numa posição normal de surf.
Se estiveres a usar um SUP de alumínio, ainda tens de considerar as características do alumínio. É muito mais fácil de aprender do que fazer foiling com um papagaio ou vela de surf.
Correr em altitude com a asa de alumínio?
Com um foil SUP podes andar em todos os percursos com a asa sem qualquer problema. Se estiveres a usar um SUP normal, terás dificuldade em fazer isto. No entanto, podes desfrutar de downwinders com um SUP normal e com a Asa de Alumínio.
Queres dominar a Asa na água? No próximo vídeo o Gunnar Biniasch mostra-te os passos para andar correctamente na Asa de WASP com dicas sobre como melhorar as tuas capacidades a favor e contra o vento:
Vantagens da Asa de Folha
- Sucesso de aprendizagem rápido
O manuseamento da asa é muito rápido e muito intuitivo de aprender. Em apenas algumas horas saberás como manejar a asa.
- Segurança
Ao contrário do kiting, não estás permanentemente agarrado à Asa de Folha de Alumínio. Se algo correr mal, podes simplesmente largar a lança e a asa irá explodir sem pressão na trela.
- Capacidade de vento ligeiro
Enquanto um papagaio costuma parar com vento ligeiro com condições de ligar/desligar no lago interior e depois tem de ser laboriosamente reiniciado, o Wiing está imediatamente pronto para ser usado novamente mesmo depois de uma paragem. As pranchas grandes facilitam o deslizamento através dos buracos de vento.
- Omaterial custa
Ao contrário do surf com mastros de vela, o Foilwing de Duotone poupa espaço e é compatível com o carro.
- Preço
Se usares a asa com uma prancha existente, o obstáculo de entrada "preço" é extremamente baixo.

Andar de Onda com a Asa de Foil
Na onda, a Asa de Folha oferece algumas vantagens decisivas: A asa puxa-te rapidamente para fora da ondulação depois de surfares nas ondas e com uma folha debaixo da prancha podes até compensar a altura perdida. Quando apanhas a onda, podes facilmente segurar a asa com uma mão e deixá-la explodir. A asa desliza pela onda contigo sem te atrapalhar ou ter de ficar de olho em ti como um papagaio.

Conjuntos completos em brettsport.de com 10% de desconto
Para que seja o mais fácil para ti começar nesta excitante área dos desportos aquáticos, juntámos dois conjuntos completos para ti. Podes obter 10% de desconto nos sets com o código de voucher "WING" no nosso checkout.
- Asa de Folha de Alumínio Duotone conjunto completo composto por uma Asa de Duotone na tua escolha de tamanho, boom e trela
- Conjunto completo de Folha de Alumínio de Asa de Fantástico Céu SUP com Hidrofoil AERO SURF FOIL 2000 Long Fuselage e Duotone Foil Wing em tamanho seleccionável, Boom e Trela

Onde é permitido andar com o Kite Wing?
Como ainda não existem regulamentos sobre isto, pode assumir-se que o podes usar em qualquer lugar onde o windsurf também seja permitido. Para outros entusiastas dos desportos aquáticos ou da natureza, não faz diferença se a vela de surf está presa à prancha com um lado ou não. Isto torna a lâmina altamente interessante para lagos onde o kitesurf é proibido e o surf é permitido.
Na região de brettsport.de, as barreiras do vale nas montanhas Harz são adequadas para a prática de wingfoiling, assim como os lagos Salzgittersee e Concordiasee. Os lagos onde as algas ou algas atingem a superfície são menos adequados. As plantas aquáticas eliminam muito rapidamente as propriedades hidrodinâmicas da folha de alumínio.
O Foilwing também pode ser usado em terra ou na neve?
Isso não é um problema! Para o longboard, o Foil Wing é a propulsão perfeita e se encontrares o local certo, podes cruzar sem parar. Um lugar de topo para isto é o aeroporto Tempelhof em Berlim, mas qualquer grande parque de estacionamento vazio também é adequado.
Também te podes divertir com o Foilwing no Inverno, mas precisas de uma pista enrolada ou de um lago limpo como local. A ala não será capaz de te puxar para fora da neve pegajosa e profunda.