O foiling com a asa está a tornar-se uma mega tendência nos desportos aquáticos.

O baixo custo dos materiais e a opção de abordar o desporto autodidacticamente com uma simples prancha SUP, uma vez que não há perigo para os outros ou o risco de acidentes graves como com o kitesurf, torna o wingsurf interessante para muitos principiantes. Mas também os entusiastas dos desportos aquáticos que vêm do surf, windsurf ou kitesurf acham este novo desporto muito interessante. Compilámos a informação necessária para ti aqui, que podes usar para montar o equipamento certo para começar.

Por favor, leia as nossas recomendações para os produtos certos abaixo dos artigos... [leia mais]

O foiling com a asa está a tornar-se uma mega tendência nos desportos aquáticos. O baixo custo dos materiais e a opção de abordar o desporto autodidacticamente com uma simples prancha SUP, uma... aprende mais »
Fechar janela

O foiling com a asa está a tornar-se uma mega tendência nos desportos aquáticos.

O baixo custo dos materiais e a opção de abordar o desporto autodidacticamente com uma simples prancha SUP, uma vez que não há perigo para os outros ou o risco de acidentes graves como com o kitesurf, torna o wingsurf interessante para muitos principiantes. Mas também os entusiastas dos desportos aquáticos que vêm do surf, windsurf ou kitesurf acham este novo desporto muito interessante. Compilámos a informação necessária para ti aqui, que podes usar para montar o equipamento certo para começar.

Por favor, leia as nossas recomendações para os produtos certos abaixo dos artigos...###

Encontra o papel de alumínio certo para o alumínio das asas!

Uma pergunta que toda a gente que quer começar a fazer wingfoiling certamente faz é: De que tábua preciso e de que folha devo escolher?

Basicamente depende sempre da tua experiência, das tuas capacidades, do teu peso, das tuas condições e das tuas ambições. No texto seguinte, vamos ajudar-te a encontrar o equipamento certo para começares facilmente e depois progredir rapidamente.

Primeiro, categorizamos quatro tipos de cavaleiros:

O principiante total - Se nunca estivesses envolvido em desportos aquáticos, considerar-te-íamos um principiante total.

O principiante dafolha - Se és um windsurfista, kiteboarder, surfista ou remador em pé mas nunca surfaste uma folha de alumínio, és um principiante da folha.

O Pré-Foiler - Se já foste abortado num windsurf, kiteboard, prancha de surf ou SUP, então estás neste grupo.

O Asa-Addict - Se encontraste a tua nova paixão e estás pronto para a levar para o próximo nível, então estás no sítio certo!

Temos as tábuas e folhas certas para cada um destes grupos, dependendo do teu peso. Lê apenas o parágrafo para o teu grupo: 

fanatic_choose

O PRINCIPIANTE TOTAL

Se ainda não estás interessado no waterboarding, mas o wingfoiling chamou a tua atenção, então temos duas dicas para ti:

Arranja uma tábua estável com muita flutuabilidade! Na tabela abaixo irás encontrar a tábua certa e a folha certa, dependendo do teu peso.

Experimenta primeiro o foiling sem o guincho. Se conheces alguém com um barco ou um jet ski, tenta deixá-lo puxar-te para trás do barco para uma sessão num dia calmo com as instruções certas. Meia hora atrás do barco pode fazer a diferença entre cair no vírus de alumínio ou desistir depois de tentar e falhar de imediato com a asa.

Protecção recomendada: fato de mergulho com pernas compridas, sapatos de neoprene, colete de protecção contra impactos e capacete.

O iniciante totalTábua ideal   Quadro Alternativo   Folha IdealFolha Alternativa
Peso do Cavaleiro < 70 kg SUP do Céu de 6'7" SUP do Céu de 6'11" Aero Alto Aspecto 1500 Aero Foil 2000 Long Fuselage
Cavaleiro Peso 70 - 85 kg SUP do Céu de 6'7" SUP do Céu de 6'11" Aero Alto Aspecto 1750 Aero Foil 2000 Long Fuselage
Peso do Cavaleiro > 85 kg SUP do Céu de 6'11" SUP do Céu de 6'7" Aero Alto Aspecto 1750 Aero Foil 2500 Fuselagem Longa

Podes encontrar uma visão geral completa no nosso Fanatic Foilguide.

A FOLHA DE ALUMÍNIO-NOVICE

Se estás interessado no waterboarding, tens uma grande vantagem sobre o principiante total - porque já podes ler o vento e as ondas e ter uma compreensão do equilíbrio na tua prancha. Mas mesmo que sejas bom no teu desporto - vais começar no nível de principiante com a Ala. Mesmo que te sintas familiarizado com o vento e com um boom nas tuas mãos, a parte do foiling é algo completamente novo. No entanto - a tua curva de aprendizagem será muito provavelmente bastante íngreme com a tua experiência em desportos aquáticos, por isso a nossa recomendação para ti é um pouco menor e mais avançada do que a recomendação para o principiante total.

O nosso conselho continuaria a ser:

Tenta primeiro fazer o foiling melhor sem o guincho. Se conheces alguém com um barco ou jet ski, num dia calmo tenta deixá-lo puxar-te para trás do barco para uma sessão com as instruções certas. Meia hora atrás do barco ajudar-te-á muito a compreender o que está a acontecer debaixo da prancha, onde colocas os teus pés e como manter a prancha em modo de voo. Depois, usando a asa como um sistema de propulsão, já saberás o que esperar e como reagir quando a prancha sair da água.

Protecção recomendada: fato de mergulho com pernas compridas, sapatos de neoprene, colete de protecção contra impactos e capacete. 

O principiante do papel de alumínioTábua ideal   Quadro alternativo   Folha IdealFolha Alternativa
Peso do Cavaleiro < 70 kg Sky SUP 6'3" SUP do Céu de 6'7" Aero Alto Aspecto 1500 Aero Foil 2000 Long Fuselage
Cavaleiro Peso 70 - 85 kg SUP do Céu de 6'7" Sky SUP 6'3" Aero Alto Aspecto 1750 Aero Foil 2000 Long Fuselage
Peso do Cavaleiro > 85 kg SUP do Céu de 6'7" SUP do Céu de 6'11" Aero Alto Aspecto 1750 Aero Foil 2000 Long Fuselage

Podes encontrar uma visão geral completa no nosso Fanatic Foilguide.

O PRÉ-FILTRO

Já estiveste numa placa de alumínio antes, por isso sabes o que podes esperar. Se tens andado a fazer SUP ou um surfista de ondas, basicamente só precisas de aprender a controlar a asa, pois o resto (postura e equilíbrio) é praticamente o mesmo com ou sem a asa na tua mão. Se já fizeste windsurf ou kite foiling antes, precisas de sentir uma posição centrada se quiseres andar de prancha sem o suporte de equilíbrio da prancha de windsurf ou do kite.

Se a primeira queda conta para ti, estás pronto para ir. Se vens do windsurf ou do kitesurf, temos as seguintes dicas para ti:

Tu vens do windsurf: Conduzir a Asa será relativamente fácil para ti, uma vez que não é muito diferente de apanhar o vento com uma vela de windsurf. Tenta apenas manter a asa num ângulo de cerca de 45º com a ponta da lança acima da cabeça. Assim, a tua tarefa principal será aprender o equilíbrio livre da folha sem estabilizar a "terceira perna" (o mastro).

Se conheces alguém com um barco ou jet ski, num dia calmo tenta deixá-lo puxar-te para trás do barco para uma sessão com as instruções certas. Meia hora atrás do barco ajudar-te-á muito a compreender o que está a acontecer debaixo da prancha, onde colocas os teus pés e como manter a prancha em modo de voo e  sentirá a diferença para o windsurf foiling. Quando tiveres descoberto, estás pronto para descolar com a Asa

Se não tens hipótese de ser puxado para trás de um barco, então tenta a Asa imediatamente, mas certifica-te que não te inclinas tanto para trás em comparação com o windsurf e mantém os teus pés e o teu peso realmente centrados sobre a prancha.

Tu vens do kite: Muitos gatinhos têm mais dificuldade em controlar a Asa do que o windsurf porque tu controlas a tua barra de forma muito diferente do que um boom, que transfere a força do vento directamente para as tuas mãos. Se encontrares uma velha prancha de windsurf com um punhal, tenta algumas sessões com ela para compreenderes como funciona a Asa e como apanhar o vento da forma mais eficiente para criar a propulsão. Quando tiveres descoberto como funciona a Asa, estarás pronto para a usar no teu papel de alumínio!

O Pré-FoilerTábua Ideal   Quadro Alternativo   Folha IdealFolha Alternativa
Peso do Cavaleiro < 70 kg Asa do Céu 5'4" Sky SUP 6'3" Aero Alto Aspecto 1250 Aero 1500
Cavaleiro Peso 70 - 85 kg Sky SUP 6'3" Asa do Céu 5'4" Aero Alto Aspecto 1500 Aero 1500
Peso do Cavaleiro > 85 kg Sky SUP 6'3" SUP do Céu de 6'7" Aero Alto Aspecto 1750 Aero Foil 2000 Fuselagem Curta

Podes encontrar uma visão geral completa no nosso Fanatic Foilguide.

O VICIADO EM ASA

Estás pronto para o próximo nível! Estás neste grupo porque já tiveste algumas sessões de asa no teu SUP de alumínio, sobreviveste às tuas primeiras balizas e tachas no alumínio e agora estás a pensar como deve ser bom ter menos tábua para transportar no ar - e também na praia ;-) - para levar menos prancha contigo. Atingir o nível do grupo Asa-Addict pode levar dias, semanas ou alguns meses, dependendo das tuas capacidades e do tempo que investiste neste novo desafio.

A nova Asa do Céu foi desenhada especificamente para este grupo e para além dele. Uma vez que não precisas de aprender a asa, não precisas de muitas dicas, mas mesmo assim gostaríamos de dar alguns conselhos ao Dur sobre o tamanho da prancha e a importância do volume.

Não subestimes a importância do volume e da flutuabilidade. Como viciado em asas, provavelmente segues os diferentes canais para o enchimento das asas e alguns dos melhores usam pranchas de surf com menos de 50 litros de volume. Se queres levar as tuas capacidades nesta direcção e montar o que os "profissionais" montam, há três pontos que deves ter em mente:

1. Com cada litro a menos de volume, precisas de mais vento para te pores a andar. Uma tábua que acabas de afundar precisa de muito poder na asa para realmente se levantar e sair da água. Por isso um pouco mais de volume faz uma grande diferença em condições de rajada ou ventos mais leves em geral!

2. As pranchas que empurras debaixo de água requerem muita técnica para serem realmente lançadas. A maioria das pessoas que vês nas pranchas de surf são profissionais ou semi-pros de outros desportos aquáticos ou disciplinas de foiling e têm habilidades excepcionais.

3. As pranchas especializadas não estavam simplesmente disponíveis até recentemente, por isso até os profissionais tinham a opção de ficar com uma prancha de alumínio SUP ou de descer radicalmente para uma prancha de alumínio de surf. Se eles tivessem a opção de uma solução ideal, teriam optado por algo como a Asa do Céu Fanático. O volume extra que te mantém na superfície pode fazer a diferença entre realmente ter um bom dia no papel alumínio ou apenas afundar e nunca entrar na prancha. 

O Asa-AddictTábua Ideal   Quadro Alternativo   Folha IdealFolha Alternativa
Peso do Cavaleiro < 70 kg Asa do Céu 4'48 Asa do Céu 5'0" Aero Alto Aspecto 1250 Aero 1500
Cavaleiro Peso 70 - 85 kg Asa do Céu 5'0" Asa do Céu 5'4" Aero Alto Aspecto 1500 Aero Alto Aspecto 1250
Peso do Cavaleiro > 85 kg Asa do Céu 5'4" Asa do Céu 5'0" Aero Alto Aspecto 1750 Aero Alto Aspecto 1500

 Podes encontrar uma visão geral completa no nosso Fanatic Foilguide.

Fechar filtro
  •  
de para

Encontra o papel de alumínio certo para o alumínio das asas!

Uma pergunta que toda a gente que quer começar a fazer wingfoiling certamente faz é: De que tábua preciso e de que folha devo escolher?

Basicamente depende sempre da tua experiência, das tuas capacidades, do teu peso, das tuas condições e das tuas ambições. No texto seguinte, vamos ajudar-te a encontrar o equipamento certo para começares facilmente e depois progredir rapidamente.

Primeiro, categorizamos quatro tipos de cavaleiros:

O principiante total - Se nunca estivesses envolvido em desportos aquáticos, considerar-te-íamos um principiante total.

O principiante dafolha - Se és um windsurfista, kiteboarder, surfista ou remador em pé mas nunca surfaste uma folha de alumínio, és um principiante da folha.

O Pré-Foiler - Se já foste abortado num windsurf, kiteboard, prancha de surf ou SUP, então estás neste grupo.

O Asa-Addict - Se encontraste a tua nova paixão e estás pronto para a levar para o próximo nível, então estás no sítio certo!

Temos as tábuas e folhas certas para cada um destes grupos, dependendo do teu peso. Lê apenas o parágrafo para o teu grupo: 

fanatic_choose

O PRINCIPIANTE TOTAL

Se ainda não estás interessado no waterboarding, mas o wingfoiling chamou a tua atenção, então temos duas dicas para ti:

Arranja uma tábua estável com muita flutuabilidade! Na tabela abaixo irás encontrar a tábua certa e a folha certa, dependendo do teu peso.

Experimenta primeiro o foiling sem o guincho. Se conheces alguém com um barco ou um jet ski, tenta deixá-lo puxar-te para trás do barco para uma sessão num dia calmo com as instruções certas. Meia hora atrás do barco pode fazer a diferença entre cair no vírus de alumínio ou desistir depois de tentar e falhar de imediato com a asa.

Protecção recomendada: fato de mergulho com pernas compridas, sapatos de neoprene, colete de protecção contra impactos e capacete.

O iniciante totalTábua ideal   Quadro Alternativo   Folha IdealFolha Alternativa
Peso do Cavaleiro < 70 kg SUP do Céu de 6'7" SUP do Céu de 6'11" Aero Alto Aspecto 1500 Aero Foil 2000 Long Fuselage
Cavaleiro Peso 70 - 85 kg SUP do Céu de 6'7" SUP do Céu de 6'11" Aero Alto Aspecto 1750 Aero Foil 2000 Long Fuselage
Peso do Cavaleiro > 85 kg SUP do Céu de 6'11" SUP do Céu de 6'7" Aero Alto Aspecto 1750 Aero Foil 2500 Fuselagem Longa

Podes encontrar uma visão geral completa no nosso Fanatic Foilguide.

A FOLHA DE ALUMÍNIO-NOVICE

Se estás interessado no waterboarding, tens uma grande vantagem sobre o principiante total - porque já podes ler o vento e as ondas e ter uma compreensão do equilíbrio na tua prancha. Mas mesmo que sejas bom no teu desporto - vais começar no nível de principiante com a Ala. Mesmo que te sintas familiarizado com o vento e com um boom nas tuas mãos, a parte do foiling é algo completamente novo. No entanto - a tua curva de aprendizagem será muito provavelmente bastante íngreme com a tua experiência em desportos aquáticos, por isso a nossa recomendação para ti é um pouco menor e mais avançada do que a recomendação para o principiante total.

O nosso conselho continuaria a ser:

Tenta primeiro fazer o foiling melhor sem o guincho. Se conheces alguém com um barco ou jet ski, num dia calmo tenta deixá-lo puxar-te para trás do barco para uma sessão com as instruções certas. Meia hora atrás do barco ajudar-te-á muito a compreender o que está a acontecer debaixo da prancha, onde colocas os teus pés e como manter a prancha em modo de voo. Depois, usando a asa como um sistema de propulsão, já saberás o que esperar e como reagir quando a prancha sair da água.

Protecção recomendada: fato de mergulho com pernas compridas, sapatos de neoprene, colete de protecção contra impactos e capacete. 

O principiante do papel de alumínioTábua ideal   Quadro alternativo   Folha IdealFolha Alternativa
Peso do Cavaleiro < 70 kg Sky SUP 6'3" SUP do Céu de 6'7" Aero Alto Aspecto 1500 Aero Foil 2000 Long Fuselage
Cavaleiro Peso 70 - 85 kg SUP do Céu de 6'7" Sky SUP 6'3" Aero Alto Aspecto 1750 Aero Foil 2000 Long Fuselage
Peso do Cavaleiro > 85 kg SUP do Céu de 6'7" SUP do Céu de 6'11" Aero Alto Aspecto 1750 Aero Foil 2000 Long Fuselage

Podes encontrar uma visão geral completa no nosso Fanatic Foilguide.

O PRÉ-FILTRO

Já estiveste numa placa de alumínio antes, por isso sabes o que podes esperar. Se tens andado a fazer SUP ou um surfista de ondas, basicamente só precisas de aprender a controlar a asa, pois o resto (postura e equilíbrio) é praticamente o mesmo com ou sem a asa na tua mão. Se já fizeste windsurf ou kite foiling antes, precisas de sentir uma posição centrada se quiseres andar de prancha sem o suporte de equilíbrio da prancha de windsurf ou do kite.

Se a primeira queda conta para ti, estás pronto para ir. Se vens do windsurf ou do kitesurf, temos as seguintes dicas para ti:

Tu vens do windsurf: Conduzir a Asa será relativamente fácil para ti, uma vez que não é muito diferente de apanhar o vento com uma vela de windsurf. Tenta apenas manter a asa num ângulo de cerca de 45º com a ponta da lança acima da cabeça. Assim, a tua tarefa principal será aprender o equilíbrio livre da folha sem estabilizar a "terceira perna" (o mastro).

Se conheces alguém com um barco ou jet ski, num dia calmo tenta deixá-lo puxar-te para trás do barco para uma sessão com as instruções certas. Meia hora atrás do barco ajudar-te-á muito a compreender o que está a acontecer debaixo da prancha, onde colocas os teus pés e como manter a prancha em modo de voo e  sentirá a diferença para o windsurf foiling. Quando tiveres descoberto, estás pronto para descolar com a Asa

Se não tens hipótese de ser puxado para trás de um barco, então tenta a Asa imediatamente, mas certifica-te que não te inclinas tanto para trás em comparação com o windsurf e mantém os teus pés e o teu peso realmente centrados sobre a prancha.

Tu vens do kite: Muitos gatinhos têm mais dificuldade em controlar a Asa do que o windsurf porque tu controlas a tua barra de forma muito diferente do que um boom, que transfere a força do vento directamente para as tuas mãos. Se encontrares uma velha prancha de windsurf com um punhal, tenta algumas sessões com ela para compreenderes como funciona a Asa e como apanhar o vento da forma mais eficiente para criar a propulsão. Quando tiveres descoberto como funciona a Asa, estarás pronto para a usar no teu papel de alumínio!

O Pré-FoilerTábua Ideal   Quadro Alternativo   Folha IdealFolha Alternativa
Peso do Cavaleiro < 70 kg Asa do Céu 5'4" Sky SUP 6'3" Aero Alto Aspecto 1250 Aero 1500
Cavaleiro Peso 70 - 85 kg Sky SUP 6'3" Asa do Céu 5'4" Aero Alto Aspecto 1500 Aero 1500
Peso do Cavaleiro > 85 kg Sky SUP 6'3" SUP do Céu de 6'7" Aero Alto Aspecto 1750 Aero Foil 2000 Fuselagem Curta

Podes encontrar uma visão geral completa no nosso Fanatic Foilguide.

O VICIADO EM ASA

Estás pronto para o próximo nível! Estás neste grupo porque já tiveste algumas sessões de asa no teu SUP de alumínio, sobreviveste às tuas primeiras balizas e tachas no alumínio e agora estás a pensar como deve ser bom ter menos tábua para transportar no ar - e também na praia ;-) - para levar menos prancha contigo. Atingir o nível do grupo Asa-Addict pode levar dias, semanas ou alguns meses, dependendo das tuas capacidades e do tempo que investiste neste novo desafio.

A nova Asa do Céu foi desenhada especificamente para este grupo e para além dele. Uma vez que não precisas de aprender a asa, não precisas de muitas dicas, mas mesmo assim gostaríamos de dar alguns conselhos ao Dur sobre o tamanho da prancha e a importância do volume.

Não subestimes a importância do volume e da flutuabilidade. Como viciado em asas, provavelmente segues os diferentes canais para o enchimento das asas e alguns dos melhores usam pranchas de surf com menos de 50 litros de volume. Se queres levar as tuas capacidades nesta direcção e montar o que os "profissionais" montam, há três pontos que deves ter em mente:

1. Com cada litro a menos de volume, precisas de mais vento para te pores a andar. Uma tábua que acabas de afundar precisa de muito poder na asa para realmente se levantar e sair da água. Por isso um pouco mais de volume faz uma grande diferença em condições de rajada ou ventos mais leves em geral!

2. As pranchas que empurras debaixo de água requerem muita técnica para serem realmente lançadas. A maioria das pessoas que vês nas pranchas de surf são profissionais ou semi-pros de outros desportos aquáticos ou disciplinas de foiling e têm habilidades excepcionais.

3. As pranchas especializadas não estavam simplesmente disponíveis até recentemente, por isso até os profissionais tinham a opção de ficar com uma prancha de alumínio SUP ou de descer radicalmente para uma prancha de alumínio de surf. Se eles tivessem a opção de uma solução ideal, teriam optado por algo como a Asa do Céu Fanático. O volume extra que te mantém na superfície pode fazer a diferença entre realmente ter um bom dia no papel alumínio ou apenas afundar e nunca entrar na prancha. 

O Asa-AddictTábua Ideal   Quadro Alternativo   Folha IdealFolha Alternativa
Peso do Cavaleiro < 70 kg Asa do Céu 4'48 Asa do Céu 5'0" Aero Alto Aspecto 1250 Aero 1500
Cavaleiro Peso 70 - 85 kg Asa do Céu 5'0" Asa do Céu 5'4" Aero Alto Aspecto 1500 Aero Alto Aspecto 1250
Peso do Cavaleiro > 85 kg Asa do Céu 5'4" Asa do Céu 5'0" Aero Alto Aspecto 1750 Aero Alto Aspecto 1500

 Podes encontrar uma visão geral completa no nosso Fanatic Foilguide.

Vista pela última vez